Com um estilo divertido e voltado para o entretenimento, a fanpage da Cemig
no Facebook adotou uma linguagem mais informal e bem humorada, comumente
utilizada nas redes sociais, e tem feito sucesso entre os usuários. Dessa forma,
o perfil da Empresa aborda temas importantes como segurança com a rede elétrica,
economia de energia e sustentabilidade, entre outros, e cumpre sua função de
informar a respeito de assuntos que são de grande interesse, mas com bom humor e
criatividade.
A mudança na linguagem foi adotada após ampla pesquisa e análise das
tendências de comunicação digital nas mídias sociais, onde empresas e órgãos
públicos já vêm abordando, de forma lúdica e divertida, os mais variados temas.
Para isso, a Empresa conta com equipe própria, que faz a gestão de todo o
processo, da estratégia de comunicação à criação de conteúdo.
Filmes, desenhos animados, séries de TV, personagens de histórias em
quadrinhos, da literatura infantil e muitos outros temas têm gerado posts que
causam grande repercussão entre os seguidores da fanpage.
Segundo o coordenador de Comunicação Digital da Cemig, Lucas Souto, “a Cemig
procura ter bom senso na escolha das postagens, apesar da informalidade. O
conteúdo que publicamos é descontraído, mas é preciso divulgar temas que
interessam aos consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecem a reputação da marca.
Os dados fornecidos pelas próprias mídias sociais são insumos valiosos para
determinarmos o tom da linguagem e mapearmos a receptividade dos nossos
públicos”, destaca.
Um dos principais objetivos das ações de comunicação digital é o de mostrar
aos consumidores que a Empresa é acessível e que está aberta ao diálogo. “Já
tivemos casos em que usuários solicitaram informações em formato de música”,
conta. “Respondemos com outra canção”, acrescenta Lucas.
Um bom exemplo da percepção do timing da Cemig com relação ao que
circula nas redes sociais ocorreu na semana passada, quando a Companhia
aproveitou um fato inusitado e criou um post sobre economia de energia: a imagem
postada por Wyomar Ramos de Araújo, que surpreendeu a população da cidade de
Guaraí, no Tocantins, ao instalar um ar-condicionado na casinha da cadela de
estimação.
Na fanpage, a Cemig fez uso da imagem do animal na casinha para conscientizar
os clientes sobre o uso eficiente de energia elétrica. A imagem afirmava “A
Hanna merece o conforto Sr. Araújo, mas não é aconselhável ligar aparelhos
refrigeradores de ar em ambientes abertos e sem isolamento térmico, pois isso
aumenta consideravelmente o consumo de energia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário